segunda-feira, 4 de abril de 2011

TÁTICAS DO FUTSAL

Esse texto foi sistematizado a partir do blog http://blog-educacaofisica.blogspot.com/

A esquematização de jogo é fator preponderante em uma equipe, pois sem esta atividade, não se terá uma equipe e sim um grupo de elementos que estarão praticando um esporte sem um objetivo específico.



A tática de futsal pode e deve variar, normalmente durante o transcorrer da partida. Tática de futsal nada mais é do que a teoria (técnica) colocada em prática na quadra de jogo, com todas as suas variações que poderão acontecer conforme o desenvolvido pelo adversário.

Esquema de Jogo – Táticas de futsal
Os esquemas de jogo mais adotado pelas equipes são: 2-2 (esquema defensivo) e 1-3, 3-1, 1-2-1 (esquemas ofensivos e defensivos). Estes esquemas são os comumente praticados durante o desenvolver de uma partida, sendo que uma equipe varia constantemente tais esquemas, de acordo com as necessidades e principalmente de acordo com o adversário.
·         Esquema 2-2: é um esquema defensivo, geralmente empregado por equipes iniciantes ou de categorias menores, tendo como principal característica dificultar a dilatação do placar.
·         Esquema tático no futsal 3-1: é um esquema mais defensivo, onde a equipe em determinados momentos da partida, utilizará para evitar o crescimento do adversário e consequentemente à marcação de gols por parte destes. Oferece, no entanto a possibilidade de um contra ataque, valendo – se de um pivô habilidoso para surpreender o adversário.
·         Esquema tático no futsal 1-3: é o esquema utilizado com o objetivo de mudar o resultado de uma partida, onde somente a vitória interessa, e neste caso, a equipe valendo-se de um bom fixo, libera os demais, alas e pivô, para sob pressão objetivar a mudança de resultado de acordo com o que importa para a equipe.
·         Esquema tático de futsal 1-2-1: é o esquema utilizado em uma partida tranqüila, com o desenvolvimento normal das jogadas, que propiciam o desenvolvimento do jogo e principalmente a movimentação dos atletas, variando as jogadas e alternando-se nos posicionamentos com o intuito de envolver o adversário.

Sistemas Táticos de Marcação no Futsal
·         Por Homem a Homem: o defensor marca individualmente o jogador que lhe indicado acompanhando-o por toda a quadra]
·         Por Zona: O sistema de marcação por zona consiste em atribuir a cada jogador da equipe uma zona definida de defesa com a incumbência de ocupá-la e defendê-la integralmente. Neste sistema marca-se a bola, não o jogador.

14 comentários:

  1. quem dera se meu treinador treinase o time que eu jogo assim, eu que tenho que ficar estudando taticas para passar para os meu colegas de time, mais beleza gostei deste post parabéns.

    ResponderExcluir
  2. EU QUERIA SO A TATICA 1-3

    ResponderExcluir
  3. gostei muito do video , mais gostaria de ver um treino mais eficas para o treino sem bola um video do treino.

    ResponderExcluir
  4. Olá Jairo!
    Obrigada por visitar o blog e trazer a tua contribuição :)
    Aqui realmente não encontrarás um espaço de treinamento, visto que a intenção é a abordagem básica e educativa, despertando a vontade de forma mais específica sobre alguma modalidade, no caso da manifestação da cultura corporal Esporte.
    Um espaço de treinamento terá que ser procurado em sites ou blogs de escolinhas especializadas que trabalham na dimensão rendimento.
    Abraços!

    ResponderExcluir
  5. obrigado pela sua informação aproveitando seu espeço, como lida com crianças de 4anos a 8 anos para consegui que eles presti atenção na sua aulas. um grande abraço. jairo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom...o que normalmente faço é estabelecer algumas combinações de espécies de "comandos". Por exemplo, numa contagem de 1 a 3 quando eu chegar no 3, todos devem ficar quietos. Invento músicas, estabeleço ritmos com o corpo, onde quando chegarmos a bater palma três vezes todos sentam e etc. O que não podes fazer é ficar apitando freneticamente ou gritando. Precisas conduzir a organização com ludicidade. Abraços!

      Excluir
    2. Estava procurando um site para uma resposta boa para a minha prova. Não acharia um outro site tão inteligente como o teu ju. Muito obrigado

      Excluir
    3. eu preciso saber o que e elementos taticos do futsal

      Excluir
    4. Olá Eduarda! Os elementos consistem na organização tática, ou seja, como organizar estrategicamente os jogadores em campo ;)

      Excluir
  6. Que alegria! Ao procurar material para estudar e achar o teu blog Jú!
    Tenho imensa honra por ter trabalho contigo e saber que sempre que precisar posso contar com teus conselhos pedagógicos e literários, super atuais e ajustados a nossa necessidade.

    ResponderExcluir
  7. Querida, Aninha! Obrigada pelo carinho! Saibas que é justamente as trocas que encontro com pessoas tão disponíveis como tu, que me motivam a investir tanto na área da Educação :) Um grande beijo!

    ResponderExcluir
  8. Obrigado ju eu precisava de uma resposta para minha prova e não acharia outro site tão inteligente como o teu. Um grande abraço e obrigado

    ResponderExcluir
  9. MUIITOO bom obg mesmo, me ajudou demais no trabalho..

    ResponderExcluir