segunda-feira, 4 de abril de 2011

Fundamentos do Futsal

O Texto a seguir foi resumido a partir do artigo que se encontra em http://educacaofisicatiopaulo.blogspot.com

Os fundamentos são os movimentos específicos de quem joga.

Fundamentos realizados pelos jogadores de linha:
* Domínio: habilidade de recepcionar a bola. Pode ser realizada com a rasteira com os pés (faces interna, externa e também com o solado), meia-altura com os pés e a coxa (faces interna e externa), parabólica com os pés(utilizando o dorso e o solado), com o peito, a coxa e a cabeça.
* Controle: o objetivo é manter a bola no ar pelo maior tempo possível.



* Condução: levar a bola pela quadra de jogo. A bola deve estar próxima do condutor.Essa condução pode ser feita em linha reta e também em ziguezague.
* Chute: surge quando do contato do jogador com a bola em direção à meta adversária ou para afastar o perigo de um ataque adversário. As possíveis trajetórias de chute é rasteira, meia-altura e alta. As maneiras de chutar são com o dorso ou de peito de pé, de bate-pronto ou semi-voleio, de voleio ou sem-pulo, de bico e por cobertura.
* Cabeceio: quem cabeceia o faz para marcar um gol, para defender a sua equipe ou para passar a bola para um companheiro de equipe. A exemplo do chute e do passe, o cabeceio pode ter diferentes trajetórias, isto é, pode ser em linha reta, para o alto ou em direção ao chão. O local onde se toca na bola determinará as diferentes trajetórias. Cabeceou-se no meio da bola, ela sai em linha reta. Cabeceou-se embaixo da bola, ela vai para o alto. Cabeceou-se em cima, ela desce.
* Passe: passa-se quando um alguém envia a bola para um outro alguém. Em geral passa-se a bola com os pés, mas também pode sair um passe com a cabeça, com o peito, a coxa, o ombro.
* Drible: feito com posse de bola. Quem dribla, procura, com bola, passar por um adversário. Esse "passar pelo adversário" exigirá, algumas vezes, velocidade, outras apenas mudança de direção, outras, criatividade, ginga e outras ainda, todas estas coisas simultaneamente. Entretanto, uma coisa é certa: o que dificulta a habilidade de marcar é a perda do equilíbrio. Logo, o drible eficaz é aquele que provoca no outro o desequilíbrio.
* Finta: é realizada sem bola. Tem o objetivo de levar o jogador a enganar o seu adversário para receber a bola.
* Marcação: desarmar quem tem a bola, tomando-lhe a mesma ou tirando-a; também objetiva impedir que o adversário receba a bola.
* Antecipação: antecipa-se quando se toma à frente do adversário para roubar a bola e iniciar um ataque com uma condução, um passe ou chute; para desarmar, chutando a bola para fora ou sem direção definida; para recepcionar a bola, neste caso, um atacante antecipa o defensor. Em todos os casos, quem antecipa dá à equipe uma vantagem.
* Proteção de Bola: manter a posse de bola quando marcado diretamente por um adversário.

Fundamentos realizados pelos goleiros:
Apresentamos aqui as habilidades do goleiro. São elas: pegada, reposição, lançamento, defesas altas, defesas baixas, saídas de gol, jogo de quadra. Podemos dividir estas habilidades acima em ofensivas e defensivas. As ofensivas sinalizam para ações de ataque: reposição, lançamento, jogo de quadra. As defensivas, evidentemente, tentam impedir o êxito do ataque adversário: a pegada, as defesas altas e baixas e as saídas de gol.

Nenhum comentário:

Postar um comentário