Elaboração de Projetos - NTE / 27ª CRE

 Atividade 2.3

PROJETO DE APRENDIZAGEM - ETAPA 1

TEMA
Estratégias metodológicas para favorecer a constituição da memória e da aprendizagem.

QUESTÃO DE INVESTIGAÇÃO
Que estratégia(s) metodológica(s) facilitaria(m) a constituição da memória e consequentemente da aprendizagem dos alunos?

CERTEZAS PROVISÓRIAS
Os alunos tem grande facilidade para decorar músicas, por exemplo, porque existe uma aproximação de realidade entre a música e o aluno.
O uso de tecnologias digitais de informação e comunicação tem sido um dispositivo motivador para despertar o interesse dos alunos pela aprendizagem.

DÚVIDAS TEMPORÁRIAS
Como se constitui a memória?
Que elementos são importantes para a construção da memória?
O aspecto motivacional interfere na constituição da memória?
A aprendizagem está intimamente ligada a constituição da memória?
As TDIC’s oferecem um suporte eficiente para favorecer a constituição da memória e da aprendizagem?

PALAVRAS-CHAVE
Metodologia, memória, aprendizagem.

1ª VERSÃO DO MAPA CONCEITUAL










RESULTADO DA INVESTIGAÇÃO DA QUESTÃO: QUE ESTRATÉGIA(S) METODOLÓGICAS(S) FACILITARIA(M) A CONSTITUIÇÃO DA MEMÓRIA E CONSEQUENTEMENTE DA APRENDIZAGEM DOS ALUNOS?

O processo de investigação teve como ponto de partida o blog VideoAulas ByAna: aprendendo a aprender na velocidade da internet. Neste blog encontrei algumas possibilidades de repensar as estratégias utilizadas em sala de aula para a constituição de sujeitos aprendentes.

Anterior ao processo de pensar as estratégias seria importante investigar a construção da memória na perspectiva da Neurociências para então compreender a composição da memória. Desta forma, tive acesso a vídeo aula Os segredos da nossa Memória.



Resultados de investigação

            Esta vídeo aula apontou que a aprendizagem se constrói a partir de conhecimentos prévios. O aluno memorizará o conceito se tiver conhecimentos prévios que apoiem a memorização. Portanto, não podemos avançar alunos que não conseguiram construir conhecimentos previstos para a sua série/ano atual.

            Neste sentido, faz-se necessário conquistar os alunos para que invistam na sua aprendizagem, já que capacidade para a memorização percebe-se que existe, pois eles produzem muito em redes sociais.

Portanto o uso de webquests, wikis, twitter, facebook, blogs, serviços do google,  entre outra ferramentas de tecnologia digital de comunicação e informação, podem favorecer espaços de aprendizagem próximos da realidade dos educandos.



Relato de experiências e novas descobertas com a aplicação do projeto

A partir da elaboração e execução deste projeto, pude fortalecer a minha percepção a respeito do uso das TIC's como potencializador de um ambiente de rico em aprendizagens. 
Conhecer a perpectiva neurobiológica de constituição da memória com um vídeo bem elaborado, que chamou a minha atenção pelo conteúdo acessível e elucidador, além de obter recursos visuais que facilitavam a leitura das informações mostrou a relevnção das tecnologias digitais como um canal informativo.
A partir do contato com as tecnologias e a forma como o professor disponibilizar as informações e os desafios para chegar nelas, bem como construir novos conhecimentos, partindo da motivação daquilo que o aluno trás como "bagagem", acredito que possamos avançar na construção da aprendizagem de forma prazerosa e com qualidade.




MAPAS CONCEITUAIS: 1ª E 2ª VERSÃO
1ª VERSÃO DO MAPA CONCEITUAL



2ª VERSÃO DO MAPA CONCEITUAL







MODIFICAÇÕES NO PROCESSO DE CONTRUÇÃO DOS MAPAS

A primeira versão do mapa estava insipiente. Haviam um brainstorm de conceitos que ainda estavam insipientes, mas que já existiam no plano das ideias. O segundo mapa explicitou possibilidades concretas de TDIC para motivar os alunos a acionarem os seus conhecimentos prévios para a constituição da aprendizagem.




Atividade 3.3 – Mapa conceitual final do PA


Nenhum comentário:

Postar um comentário