Atividade 2.3
PROJETO DE APRENDIZAGEM - ETAPA 1
TEMA
Estratégias metodológicas para
favorecer a constituição da memória e da aprendizagem.
QUESTÃO DE INVESTIGAÇÃO
Que estratégia(s) metodológica(s)
facilitaria(m) a constituição da memória e consequentemente da aprendizagem dos
alunos?
CERTEZAS PROVISÓRIAS
Os alunos tem grande facilidade para
decorar músicas, por exemplo, porque existe uma aproximação de realidade entre
a música e o aluno.
O uso de tecnologias digitais de
informação e comunicação tem sido um dispositivo motivador para despertar o
interesse dos alunos pela aprendizagem.
DÚVIDAS TEMPORÁRIAS
Como se constitui a memória?
Que elementos são importantes para a
construção da memória?
O aspecto motivacional interfere na
constituição da memória?
A aprendizagem está intimamente
ligada a constituição da memória?
As TDIC’s oferecem um suporte eficiente
para favorecer a constituição da memória e da aprendizagem?
PALAVRAS-CHAVE
Metodologia, memória, aprendizagem.
1ª VERSÃO DO MAPA CONCEITUAL
RESULTADO DA INVESTIGAÇÃO DA QUESTÃO: QUE ESTRATÉGIA(S) METODOLÓGICAS(S) FACILITARIA(M) A CONSTITUIÇÃO DA MEMÓRIA E CONSEQUENTEMENTE DA APRENDIZAGEM DOS ALUNOS?
O
processo de investigação teve como ponto de partida o blog VideoAulas ByAna: aprendendo a
aprender na velocidade da internet. Neste blog encontrei algumas possibilidades
de repensar as estratégias utilizadas em sala de aula para a constituição de
sujeitos aprendentes.
Anterior
ao processo de pensar as estratégias seria importante investigar a construção
da memória na perspectiva da Neurociências para então compreender a composição
da memória. Desta forma, tive acesso a vídeo aula Os
segredos da nossa Memória.
Resultados de investigação
Esta vídeo aula apontou que a
aprendizagem se constrói a partir de conhecimentos prévios. O aluno memorizará
o conceito se tiver conhecimentos prévios que apoiem a memorização. Portanto,
não podemos avançar alunos que não conseguiram construir conhecimentos
previstos para a sua série/ano atual.
Neste sentido, faz-se necessário
conquistar os alunos para que invistam na sua aprendizagem, já que capacidade para
a memorização percebe-se que existe, pois eles produzem muito em redes sociais.
Portanto o uso de webquests, wikis, twitter,
facebook, blogs,
serviços do google, entre outra ferramentas de tecnologia digital
de comunicação e informação, podem favorecer espaços de aprendizagem próximos
da realidade dos educandos.
Relato de experiências e novas descobertas com a aplicação do projeto
A partir da elaboração e execução deste projeto, pude fortalecer a minha percepção a respeito do uso das TIC's como potencializador de um ambiente de rico em aprendizagens.
Conhecer a perpectiva neurobiológica de constituição da memória com um vídeo bem elaborado, que chamou a minha atenção pelo conteúdo acessível e elucidador, além de obter recursos visuais que facilitavam a leitura das informações mostrou a relevnção das tecnologias digitais como um canal informativo.
A partir do contato com as tecnologias e a forma como o professor disponibilizar as informações e os desafios para chegar nelas, bem como construir novos conhecimentos, partindo da motivação daquilo que o aluno trás como "bagagem", acredito que possamos avançar na construção da aprendizagem de forma prazerosa e com qualidade.
MAPAS CONCEITUAIS: 1ª E 2ª VERSÃO
1ª VERSÃO DO MAPA CONCEITUAL
2ª VERSÃO DO MAPA CONCEITUAL
MODIFICAÇÕES NO PROCESSO DE CONTRUÇÃO DOS MAPAS
A primeira versão do
mapa estava insipiente. Haviam um brainstorm
de conceitos que ainda estavam insipientes, mas que já existiam no plano das
ideias. O segundo mapa explicitou possibilidades concretas de TDIC para motivar
os alunos a acionarem os seus conhecimentos prévios para a constituição da
aprendizagem.
Atividade 3.3 – Mapa conceitual final do PA
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