segunda-feira, 4 de julho de 2011

Resumo de textos sobre Atletismo da Turma 71 - CLARET






Alunos: Anderson e Matheus Freitas  Turma: 71

Resumo do texto: Curiosidades sobre os Saltos

De qualquer forma o salto triplo era firmemente disputado na Irlanda e na Escócia, no final do século XIX, sempre de acordo com as regras atuais. Essa é a prova olímpica que mais glórias tem dado ao Brasil, pois, além dos dois títulos olímpicos e dos cinco recordes mundiais de Adhemar Ferreira Da Silva, do recorde mundial, da medalha do Nelson Prudêncio e dos títulos pan-americanos do grande João Carlos de Oliveira, tivemos outros grandes atletas pouco conhecido da geração atual. O salto com vara é outra contribuição britânica para os jogos atléticos, pois existem registros históricos que provam que a prova era bastante popular entre a pobreza inglesa, a ponto de ter sido praticado pelo rei Henrique VIII.



Alunos: Cíntia, Carol e Juliana   Turma: 71

Resumo do texto:                                               

O atletismo símbolo aura olímpico, surgiu na Grécia e era chamariz dos jogos da Antiguidade. Em 1896, o atletismo surgiu em meio dos jovens gregos e soldados, com o objetivo de testar as habilidades corporais e com isso fazer competições. O atletismo é um esporte muito importante para a nossa saúde assim como todos os outros esportes que nos beneficiam. O atletismo esteve restrito aos treinamentos de soldados ressurgindo os treinamentos de soldados ingleses. O atletismo só resgata seu prestígio com a reedição dos jogos, em 1896 e hoje em dia o esporte destaca a criação de ídolos. O primeiro deles apareceu logo em Atenas, o grego Spyridon Louis, que venceu uma maratona. 



Alunos: Júlia Swatowski, Amanda Silva   Turma: 71

Resumo do texto:                                               

Se exercitar, mexer o corpo .... Isso tudo faz parte do atletismo que foi símbolo da aura olímpica, símbolo da Grécia. Foi na Grécia que o esporte ganhou mais praticantes e se desenvolveu, ainda sem o lema de mais rápido, mais alto, mais forte criado pelo padre Dére Didon ''Citius , altius e fortuius'' .Em 1896 , o esporte surgiu em meio aos soldados e jovens gregos, com objetivo de melhorar suas habilidades físicas e criar desafios e competições. Aos passar dos anos, o esporte foi restrito ao treinamento de soldados ressurgindo como esporte nas universidades inglesas. O atletismo só resgata seu prestigio, reedição dos jogos, em 1896 e em uma era moderna , o esporte mostra a criação de ídolos .



Alunos: Mayssa, Fabiana e Catarine   Turma: 71

Resumo do texto: O primeiro Bicampeão Olímpico brasileiro: Adhemar Ferreira da Silva

Um dos maiores destaques do esporte e da história olímpica brasileira é, sem dúvida, Adhemar Ferreira da Silva. Em 2004 ele iniciou uma tradição verde-amarela no salto triplo e até as olimpíadas de Atenas. Era o único atleta nacional a conquistar duas medalhas olímpicas de ouro: nos jogos de Helsinque em 1952 na Finlândia, e depois e Melbourne em 1956 na Austrália. Entretanto Adhemar só conheceu o atletismo aos 19 anos. Seu potencial era tão grande que, 1 ano depois, já era recordista brasileiro e sul americano. Aos 25 anos consagrou-se em Helsinque, 4 anos depois repetiu o feito em Melbourne. Em 1947 Adhemar iniciou a carreira no São Paulo futebol Clube e no início disputava os 100 metros rasos. A primeira olimpíada de Adhemar foi em Londres em 1948 e em 1950 superou os 16 metros quebrando pela primeira vez o recorde mundial do salto triplo, com 16,01m. Adhemar despediu-se das pistas em 1960 nos jogos de Roma.



Alunos: Luis Elias, Gabriel Prux e Jonathan   Turma: 71

Resumo do texto: Curiosidades- descobrindo as provas de atletismo – os lançamentos e os arremessos.

Lançamento de dardo: consiste em uma ponta metálica como se fosse uma lança. O lançamento é feito de um gramado, no qual o arremessador corre cerca de 15 passos.

 Lançamento de disco: o disco parece um disco voador feita de metal e possui pesos diferentes para homens e mulheres.

Lançamento de martelo: o atleta joga uma peça formada por um cabo com um peso na frente.

Arremesso de peso: são bolas de metal com diâmetro e peso diferente para homens e mulheres.





Alunos: Max,Mateus Ritter e Felipe José  Turma: 71

Resumo do texto: Curiosidades sobre Marcha Atlética, Corridas de Pistas e Medalhistas Olímpicos.

As provas de marcha atlética são competições de longa distância nas quais os atletas tem que estar todo o tempo com pelo um pé no chão. O esporte surgiu inspirado nos desafios de caminhada que duram 24 horas

a 6 dias realizados na Inglaterra entre 1775 e 1800. A marcha atlética entrou para os jogos Olímpicos em 1908 nas distâncias de 3.500 metros e 10 milhas.

Corrida de pista: a pista de atletismo tem um formato padronizado, sendo composto por duas retas e duas curvas que resultam em um percurso de 400 metros tomados de sua parte externa.

●CORRIDAS DE VELOCIDADE:100m ,200m, 400m,

●CORRIDA DE MEIO-FUNDO:800m, 1,500m rasos

●CORRIDAS DE FUNDO:5.000m.10.000m, 42.195m (maratonas)



Alunos: Richard , Joao Felipe ,Thiago Turma: 71

Resumo do texto: Curiosidades sobre Marcha Atlética, Corridas de Pistas e Medalhistas Olímpicos.

A Fundação da IAAF, federação que assume o esporte é hoje ao lado da FIFA, a principal entidade de um esporte do mundo.

Marcha Atlética: as provas de marcha atlética são competições de longa distância nas quais os atletas tem de estar todo o tempo com pelo menos um pé no chão. O esporte surgiu inspirado nos desafios de caminhadas, que duravam de 24 horas a 6 dias, realizados na Inglaterra entre 1775 e 1800. A marcha atlética entrou os jogos olímpicos em 1908 nas distancias de 3.500 metros e 10 milhas.

Corridas de pista: o atletismo é composto por diversos tipos de corrida. A pista de atletismo tem um formato padronizado  sendo composto por duas retas e duas curvas que resulta em um percurso de 400 metros de largura cada uma, sendo que para todas as provas existe uma linha de saída.

·         Corridas de velocidade:100 m, 200 m, rasos.

·         Corridas de meio-fundo: 800 m, 1.500 m rasos.

·         Corridas de fundo: 5,000 m, 10,000 m, 42,195m (maratona). 



Alunos: Valter e Stephanie   Turma: 71

Resumo do texto: A Origem da Maratona

Diz a lenda...o ano era 490 a.C, os gregos haviam vencido os persas na batalha de maratona e coube a Pheidippides a tarefa  de levar a boa notícia até a cidade de Atenas. Ele correu aproximadamente 35 km da planície da Maratona até Atenas e ao chegar, só teve fôlego de anunciar '' vencemos!''.

A verdadeira história de Pheidippides: na verdade, pheidippides foi encarregado de uma tarefa mais árdua e importante. Quando os persas estavam chegando á Grécia para destruir Atenas, coube a Pheidippides ir até Esparta, 240km de distância, pedir reforço, correndo. Isso mesmo, correndo. Como o caminho era irregular para os cavalos, somente um mensageiro corredor poderia cobrir a distancia a tempo. O plano persa era simples: desembarcar na planície de Maratona, derrotar o pequeno exército ateniense e então dar a volta pela costa para invadir Atenas pelo sul desprotegido. Eram menos de dez mil atenienses que, sabendo da má noticia trazida por Pheidippides, resolveram fazer um ataque rápido ao exército de mais de 25 mil persas que havia desembarcado na planície de Maratona. O ataque surpresa foi um sucesso e os persas foram expulsos de volta a os seus barcos. Aí começou a segunda fase do plano persa: navegar por 8 a 10 horas até a praia de Phaleron que acreditavam estaria desprotegida. Foi aí que os atenienses precisaram usar todo o seu preparo físico. Depois de uma batalha que havia durado um dia inteiro, eles teriam que correr aproximadamente 40km até Phaleron para impedir o desembarque persa. 

Um comentário: