segunda-feira, 4 de julho de 2011

Resumo de textos sobre futebol da Turma 62 - CLARET







Aluno: Roger    Turma: 62


Texto: O inicio do futebol


 “Sobre o inicio do futebol, bom, entendi que o futebol começou entre o século VII e XIX e o primeiro nome foi dado de MASSFOOTBAAL. Era jogado corpo a corpo e na china foi dado o nome de kemarie; o objetivo era conduzir o bola com os pés sem deixa-la cair no chão. Também tinha que fazer gol entre duas traves. Acho que foi daí que saiu o verdadeiro futebol de hoje que faz muitos garotos e garotas felizes”.



Aluno: Greice    Turma: 62


Texto: Fazendo Arte com os Pés


Não há, na crônica desportiva, quem não tenha comentado os incríveis gols que Pelé não marcou, especialmente aqueles da copa de 70. Imagine o ridículo papel do goleiro correndo atrás da bola que Pelé chutou do meio de campo. E o goleiro sabendo que não ia chegar a tempo, por milagre, a bola acabou saindo de lado. Há ainda aquele lance Mazurkiewicz; bola para um lado goleiro para o outro. Deu Gol! Pelé correu para o lado esquerdo e deixou a bola sozinha fazer seu trabalho de driblar o goleiro para o lado direito.



Aluno: Diulia   Turma: 62


Texto: Futebol Arte - Crônica de Eduardo Galeano - “Barbosa, o injustiçado”, extraída do livro Futebol ao sol e à Sombra


No momento de escolher um goleiro do campeonato, os jornalistas do mundo todo votaram, por vontade própria, o brasileiro Moacir Barbosa. Era também, sem dúvida, o melhor goleiro de seu país; pernas com molas, homem sereno e seguro que transmitia confiança à equipe e continuou sendo o melhor até que se retirou das canchas, tempos depois, com mais de 40 anos de idade. Em tantos anos de futebol, Barbosa evitou, quem sabe quantos gols, sem machucar nunca nenhum atacante.      



Aluno: Tainá   Turma: 62


Texto: São Januário vive momentos de terror

O acidente provocou a interrupção do jogo final da competição entre Vasco e São Caetano, e demonstrou erros e irresponsabilidades. O primeiro dos erros: houve superlotação no estádio. A superlotação provocada pela distribuição de ingressos pela diretoria do Vasco além da capacidade do estádio poderia ser evitada se o clube não tivesse se negado a utilizar o estádio  do Maracanã. Além disso, ao São Caetano não coube nenhuma cota de ingressos.          



Aluno: Weslley   Turma: 62


Texto: A Máfia do Apito

No dia 23 de setembro de 2005 a revista Veja publicou uma matéria que ajudou a desmantelar uma quadrilha montada com o objetivo de manipular resultados de partidas de futebol do campeonato brasileiro e do paulista. Esta quadrilha envolvia um grupo de empresários donos de bingos em São Paulo  e Piracicaba (no interior paulista) e o árbitro Edson  de Carvalho, um juiz. A quadrilha lucrava em apostas milionárias em sites de jogatinas, na época o maior golpe na paixão dos brasileiros pelo futebol e um escanteio de resultados internacionais. Gravações telefônicas mostram que Edson, em conluio com os empresários e, em outras oportunidades tentou ''vender'' os resultados de muitas das 25 partidas que apitou desde 2005. Os diálogos gravados desde agosto de 2005 revelaram a existência de uma arma destinada a encher os bolsos de um grupo de apostadores à custa da boa-fé de um torcedores ao adquirir ingressos para um espetáculo esportivo.

Aluno: Pâmela   Turma: 62

Texto: O Futebol Feminino no Brasil

Ao longo do século XX algumas opiniões emitidas por especialistas e a publicação de algumas leis acabaram por afastar as mulheres do campo de futebol, de tal modo que até a década de 1980 o futebol era um jogo quase que exclusivamente praticado por homens. No ano de 1940 o doutor Humberto Ballariny publicou em uma revista um artigo intitulado ''Por que a mulher não deve praticar futebol'' onde criticava o futebol feminino. A legislação contribuiu para o processo da entrada na mulher no esporte. O futebol feminino institucionalizado, ou seja, praticado por equipes em competições, iniciou-se em meados da década de 1980.



Aluno: Paula   Turma: 62

Texto: Justiça, Diálogo e Solidariedade nas Aulas de Educação Física

 As aulas de Educação Física, através dos jogos, esportes e lutas , proporcionam situações que favorecem a discussão quanto aos valores éticos . Ao interagirem com os adversários, os alunos podem exercer o respeito mútuo, buscando participar de forma leal e não violenta. Principalmente nos jogos, em que é fundamental que se trabalhe em equipe, a solidariedade pode ser exercida e valorizada. Em relação à postura diante do adversário, podem-se desenvolver atitudes de solidariedade e dignidade nos momentos em que, por exemplo, quem ganha é capaz de não provocar e não humilhar, e quem perde pode reconhecer a vitória dos outros sem se sentir humilhado .










Um comentário: