segunda-feira, 4 de julho de 2011

ESCOLA CLARET - EDUCAÇÃO ARTÍSTICA - TURMA 52 - CRONOGRAMA 2º TRIMESTRE



Data
O quê?

Como?

Aprendizagem

14, 15, 21 e 22/06
Familiaridade dos alunos com leitura de obras de Arte
Mostra de reprodução de obras que envolvem paisagens e retratos e questionamento sobre o que estão vendo nas obras.
Aprender a conhecer.
Primeiros traços com giz de cera.
Elaboração de um desenho - trabalho 1, a ser socializado na turma, para a interpretação dialogada e coletiva sobre o significado da obra.
Aprender a conhecer e a ser.
05/07
Conhecendo Iberê e suas obras.
Pesquisa na Internet sobre Iberê Camargo (nascimento, cidade de nascimento e onde morou, principais obras, sentimentos do artista em suas obras, sucessos e etc). Acesso ao site Taggalaxy para conhecer as obras de Iberê.
Aprender a conhecer e a ser.
Reconhecendo as Obras de Iberê Camargo.
Distribuir cartões com as obras de Iberê misturadas com as obras de outras artistas e solicitar que os alunos experimentem reconhecer quais obras são de Iberê Camargo. Discutir sobre os critérios que utilizaram para organizar as obras.
Aprender a conhecer.
Curadoria e exposição
Aula expositiva sobre a elaboração de exposições de Arte, remetendo às exposições atuais da Fundação.
Aprender a conhecer.
Tema de Casa para 12/07
Autorretratos: sentimentos e significados.
Apresentar a obra Autorretrato de Iberê Camargo e questionar a turma sobre os sentimentos e significados envolvidos na obra. Dialogar com os alunos sobre a Arte como expressão de sentimentos e ideias.
Aprender a conhecer.
Autorretratos da turma 52.
Elaboração de um autorretrato com tinta guache – trabalho 2.
Aprender a ser.
06/07
Curadoria
A partir dos cartões de imagens impressas de obras de Iberê, cada estudante elegerá um conjunto de imagens para montar uma exposição, registrando os critérios de escolha das obras- trabalho 3, que se referem a estética, compreensão do que o artista apresenta, sentimentos pessoais em relação às obras, entre outros.
Aprender a conhecer e a ser.
12/07
Exposição
Os alunos organizarão as obras num conjunto, conforme os critérios eleitos na aula anterior e a seguir montaremos a exposição na Escola.
Aprender a conhecer e a ser.
13/07
Mediação
Dialogar com os alunos a respeito da mediação numa exposição e prepara-los para atuar como mediadores na exposição da Escola.
Aprender a conhecer e a ser.
02/08
Curadoria e Exposição.
As turmas das escolas serão convidadas para visitar a Exposição, contando com a mediação da turma 52.
Aprender a ser.
03/08
Avaliação da Exposição realizada.
Verbalização sobre o processo de organização da exposição e os resultados alcançados – trabalho 4.
Aprender a conhecer e a ser.
09/08
*A obra que falta*
Início da criação em giz de cera ou tinta guache, de *a obra que falta*, ou seja, a obra que complementaria a exposição.
Aprender a conhecer e a ser.
10/08
*A obra que falta*
Término da criação em giz de cera ou tinta guache, de *a obra que falta* - trabalho 5, ou seja, a obra que complementaria a exposição.
Aprender a conhecer e a ser.
16/08
Exposição de *A obra que falta*
Curadoria e organização da exposição na Escola.
Aprender a conhecer e a ser.
17/08
Curadoria e Exposição.
As turmas das escolas serão convidadas para visitar a Exposição, contando com a mediação da turma 52.
Aprender a ser.
23/08
Avaliação da Exposição *A obra que falta*.

Verbalizações a respeito de sentimentos vividos ao ter suas obras expostas e satisfação individual e da turma – trabalho 6.
Aprender a ser.
24/08
Aula reserva.


30/08
Visita virtual à Fundação Iberê Camargo.
Navegação do site da Fundação Iberê Camargo e do site google maps e Earth a fim de conhecer o trajeto que faremos até a Fundação, observando os lugares turísticos ou históricos que compõem este caminho.
Aprender a conhecer.
31/08
Visita real à Fundação Iberê Camargo.
Visita mediada à exposição “A linha incontornável: desenhos de Iberê Camargo”, com a participação de alguns familiares.
Aprender a conhecer.
06/09
Avaliação da visita
Desenho em giz de cera que explicite o sentimento individual em relação à visita – trabalho 7. Questionário de avaliação para os familiares que acompanharem a visita.
Aprender a ser.
13/09
Museu Iberê Camargo: potencialidades e limites.
Baseado em imagens da sede, dissertar criticamente sobre os aspectos positivos e limites do museu. Elaborar desenho ou maquete com sugestões de melhorias no prédio do Museu – trabalho 8.
Aprender a conhecer e a ser.
14/09
Avaliação de resultados.
Instrumento individual de preenchimento considerando o objetivo e as aprendizagens esperadas - recuperação.
Aprender a conhecer e a ser.

Nenhum comentário:

Postar um comentário