Data | O quê? | Como? | Aprendizagem |
14, 15, 21 e 22/06 | Familiaridade dos alunos com leitura de obras de Arte | Mostra de reprodução de obras que envolvem paisagens e retratos e questionamento sobre o que estão vendo nas obras. | Aprender a conhecer. |
Primeiros traços com giz de cera. | Elaboração de um desenho - trabalho 1, a ser socializado na turma, para a interpretação dialogada e coletiva sobre o significado da obra. | Aprender a conhecer e a ser. | |
05/07 | Conhecendo Iberê e suas obras. | Pesquisa na Internet sobre Iberê Camargo (nascimento, cidade de nascimento e onde morou, principais obras, sentimentos do artista em suas obras, sucessos e etc). Acesso ao site Taggalaxy para conhecer as obras de Iberê. | Aprender a conhecer e a ser. |
Reconhecendo as Obras de Iberê Camargo. | Distribuir cartões com as obras de Iberê misturadas com as obras de outras artistas e solicitar que os alunos experimentem reconhecer quais obras são de Iberê Camargo. Discutir sobre os critérios que utilizaram para organizar as obras. | Aprender a conhecer. | |
Curadoria e exposição | Aula expositiva sobre a elaboração de exposições de Arte, remetendo às exposições atuais da Fundação. | Aprender a conhecer. | |
Tema de Casa para 12/07 | Autorretratos: sentimentos e significados. | Apresentar a obra Autorretrato de Iberê Camargo e questionar a turma sobre os sentimentos e significados envolvidos na obra. Dialogar com os alunos sobre a Arte como expressão de sentimentos e ideias. | Aprender a conhecer. |
Autorretratos da turma 52. | Elaboração de um autorretrato com tinta guache – trabalho 2. | Aprender a ser. | |
06/07 | Curadoria | A partir dos cartões de imagens impressas de obras de Iberê, cada estudante elegerá um conjunto de imagens para montar uma exposição, registrando os critérios de escolha das obras- trabalho 3, que se referem a estética, compreensão do que o artista apresenta, sentimentos pessoais em relação às obras, entre outros. | Aprender a conhecer e a ser. |
12/07 | Exposição | Os alunos organizarão as obras num conjunto, conforme os critérios eleitos na aula anterior e a seguir montaremos a exposição na Escola. | Aprender a conhecer e a ser. |
13/07 | Mediação | Dialogar com os alunos a respeito da mediação numa exposição e prepara-los para atuar como mediadores na exposição da Escola. | Aprender a conhecer e a ser. |
02/08 | Curadoria e Exposição. | As turmas das escolas serão convidadas para visitar a Exposição, contando com a mediação da turma 52. | Aprender a ser. |
03/08 | Avaliação da Exposição realizada. | Verbalização sobre o processo de organização da exposição e os resultados alcançados – trabalho 4. | Aprender a conhecer e a ser. |
09/08 | *A obra que falta* | Início da criação em giz de cera ou tinta guache, de *a obra que falta*, ou seja, a obra que complementaria a exposição. | Aprender a conhecer e a ser. |
10/08 | *A obra que falta* | Término da criação em giz de cera ou tinta guache, de *a obra que falta* - trabalho 5, ou seja, a obra que complementaria a exposição. | Aprender a conhecer e a ser. |
16/08 | Exposição de *A obra que falta* | Curadoria e organização da exposição na Escola. | Aprender a conhecer e a ser. |
17/08 | Curadoria e Exposição. | As turmas das escolas serão convidadas para visitar a Exposição, contando com a mediação da turma 52. | Aprender a ser. |
23/08 | Avaliação da Exposição *A obra que falta*. | Verbalizações a respeito de sentimentos vividos ao ter suas obras expostas e satisfação individual e da turma – trabalho 6. | Aprender a ser. |
24/08 | Aula reserva. | | |
30/08 | Visita virtual à Fundação Iberê Camargo. | Navegação do site da Fundação Iberê Camargo e do site google maps e Earth a fim de conhecer o trajeto que faremos até a Fundação, observando os lugares turísticos ou históricos que compõem este caminho. | Aprender a conhecer. |
31/08 | Visita real à Fundação Iberê Camargo. | Visita mediada à exposição “A linha incontornável: desenhos de Iberê Camargo”, com a participação de alguns familiares. | Aprender a conhecer. |
06/09 | Avaliação da visita | Desenho em giz de cera que explicite o sentimento individual em relação à visita – trabalho 7. Questionário de avaliação para os familiares que acompanharem a visita. | Aprender a ser. |
13/09 | Museu Iberê Camargo: potencialidades e limites. | Baseado em imagens da sede, dissertar criticamente sobre os aspectos positivos e limites do museu. Elaborar desenho ou maquete com sugestões de melhorias no prédio do Museu – trabalho 8. | Aprender a conhecer e a ser. |
14/09 | Avaliação de resultados. | Instrumento individual de preenchimento considerando o objetivo e as aprendizagens esperadas - recuperação. | Aprender a conhecer e a ser. |
Sejam bem vindos ao blog EDUCAÇÃO FÍSICA NA ESCOLA! Este, tem como objetivo disseminar um espaço atrativo e organizado de conhecimento construído na disciplina de Educação Física, a partir de vivências educativas que valorizam as aprendizagens efetivas ao longo do ano letivo. Dúvidas e sugestões podem ser encaminhadas para o e-mail efinaescola@gmail.com Obrigada pela visita e boa aprendizagem!
Páginas
- Início
- Wiki Educação Física na Escola
- Wiki Artes na Escola
- WebQuest Frequência Cardíaca, o que é isso?
- Webquest, o que é isso?
- Elaboração de Projetos - NTE / 27ª CRE
- JEDES - CLARET
- JEMUSA - VILA PRADO
- JEMUSA RUBÉN DARÍO
- Pacto pelo Fortalecimento do Ensino Médio
- Redes de Aprendizagem
- Formação de Inverno - 27ª CRE/RS
- Escola de Hackers para Professores - UPF
- Links de Pesquisa
segunda-feira, 4 de julho de 2011
ESCOLA CLARET - EDUCAÇÃO ARTÍSTICA - TURMA 52 - CRONOGRAMA 2º TRIMESTRE
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário