domingo, 5 de junho de 2011

Esportes sem Interação entre Adversários



O modo como os adversários se enfrentam mudam de acordo com o tipo de interação permitida entre eles durante uma prova ou partida.
Em esportes como o boliche, ginástica rítmica por equipe, nado sincronizado, remo entre outros, não é permitido, de forma alguma, qualquer tipo de interferência na movimentação corporal dos adversários. Esta lógica se aplica às modalidades em que os concorrentes realizam a prova separadamente, e também àquelas que os concorrentes realizam as provas ao mesmo tempo. É por isso que estas modalidades esportivas citadas no começo deste texto são chamadas de esportes SEM interação entre aversários.



Os ESEM se classificam em três tipos:
Esportes de marca: aqueles baseados na comparação dos registros das marcas alcançadas em segundos, metros ou quilos. Exemplos: atletismo, remo, ciclismo, levantamento de peso.
Esportes técnico-combinatórios: aqueles em que a comparação do desempenho está centrada na beleza plástica (dimensão estética) e no grau de dificuldade  (dimensão acrobática) do movimento, sempre respeitando certos padrões, códigos ou critérios estabelecidos nas regras. Exemplos: ginástica artística, ritmica, nado sincronizado, patinação artísticas, saltos ornamentais.
Esportes de precisão: aqueles cujo objetivo principal é arremessar/bater/lançar objeto (bocha, bola, bolão, flecha, projétil) procurando acertar um alvo específico fixo ou em movimento. Exemplos: bocha, golfe, sinuca, tiro com arco, tiro esportivo.

2 comentários:

  1. poderia por as referencias de esporte de precisao?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rogerio! Este material pertence a um programa de Governo chamado Lições do Rio Grande. Clica no link abaixo para ter acesso ao referencial curricular. Obrigada pela visita!
      http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/materiais/0000011650.pdf

      Excluir