O modo como os adversários se enfrentam mudam de acordo com o tipo de interação permitida entre eles durante uma prova ou partida. Em alguns esportes os adversários podem interferir diretamente na ação uns dos outros o tempo todo. Quem participa destas modalidades precisa estar sempre adaptando o jeito de agir, tanto para atacar quanto para defender, de acordo com as ações dos adversários. O futsal, voleibol, tênis simples e de dupla, judô, taekwondo, por exemplo, fazem parte deste conjunto e assim o chamamos de esportes COM interação entre adversários.
Os ECOM são divididos em quatro tipos:
Esportes de combate: caracterizados como disputas, nas quais uns tentam vencer os outros, através de toques, desequilíbrios, imobilizações e etc. É importante destacar que para se dar bem nestes esportes é preciso atingir o corpo do adversário ou conseguir algum grau de controle sobre ele. Por exemplo: boxe, esgrima, jiu-jitsu, jodô, karatê, luta, sumô, taekwondo.
Esportes de campo e taco: são aquelas modalidades que tem como objetivo rebater a bola o mais longe possível para tentar percorrer o maior número de vezes as bases (ou a maior distância entre as bases) e, assim , somar pontos. Por exemplo: tacobol, beisebol, críquete.
Esportes com rede divisória ou parede de rebote: são aquelas modalidades nas quais se arremessa, lança ou se bate na bola ou peteca em direção à quadra adversária (sobre a rede ou contra uma parede) de tal forma que o rival não consiga devolvê-la, ou a devolva fora de nosso campo ou pelo menos tenha dificuldades para devolvê-la. Podemos citar como exemplo de esportes com rede divisória o voleibol, vôlei de praia, tênis, badminton, pádel, peteca. E como exemplos de esportes com parede de rebote raquetebol e squash.
Esportes de invasão: são aquelas modalidades em que as equipes tentam ocupar o setor de quadra/campo defendido pelo adversário para marcar pontos (gol, cestas), ao mesmo tempo em que tenta proteger a própria meta. Por exemplo, basquetebol, futebol de campo, futsal, handebol e polo aquático.
Nenhum comentário:
Postar um comentário