sábado, 28 de maio de 2011

Overtraining

Treinar musculação de forma intensa pode causar o transtorno

Overtraining é um transtorno que ocorre quando uma pessoa treina musculação de forma tão intensa e frequente que o corpo não consegue tempo para se recuperar até a próxima sessão de exercícios aconteça.



Os sintomas de overtraining podem ser emocionais como: irritação, agressividade, depressão e ansiedade. Ou físicos como: cansaço, dor de cabeça, insônia, baixa imunidade, perda de peso e de apetite. Para evitar que o corpo atinja uma situação de overtraining não se deve treinar mais do que uma hora por dia, evitando a repetição do treino em um mesmo grupo muscular mais de duas vezes por semana.

É importante também respeitar as 8 horas recomendadas a uma boa noite de sono. Outra recomendação importante e fazer uso de uma dieta saudável e equilibrada, com ingestão de proteínas e carboidratos em todas as refeições.


 
Quem sente que está atingindo ou já está treinando em estado de overtraining deve imediatamente suspender o treino por pelo menos 5 dias e tentar descansar o máximo possível, evitando praticar qualquer atividade física nesse período.

Deve-se também procurar um médico e voltar a praticar a musculação com a orientação de um profissional especializado.

Por Yasmin Barcellos

Nenhum comentário:

Postar um comentário